Palestra sobre o uso da linguagem de marcação Rmarkdown para comunicação e sua relação com transparência e reprodutibilidade em Ciência

By Ricardo de Oliveira Perdiz in Palestra Comunicação Rmarkdown

February 9, 2024

Discentes da disciplina de “Comunicação Científica” ofertada no Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (PRONAT) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Ao centro, está o ministrante da disciplina, professor Dr. Reinaldo Imbrozio Barbosa (INPA), e o primeiro à esquerda sou eu, autor desta postagem.

Figura 1: Discentes da disciplina de “Comunicação Científica” ofertada no Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (PRONAT) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Ao centro, está o ministrante da disciplina, professor Dr. Reinaldo Imbrozio Barbosa (INPA), e o primeiro à esquerda sou eu, autor desta postagem.

Ontem, dia 8 de fevereiro de 2024, tive o prazer de fazer uma apresentação sobre o uso da linguagem Rmarkdown na comunicação, e sua relação com a transparência e reprodutibilidade em Ciência (Xie, Allaire, e Grolemund 2018). Fiz a apresentação dentro da disciplina Comunicação Científica, ministrada pelo professor Dr. Reinaldo Imbrozio Barbosa (INPA) que foi quem cedeu gentilmente este espaço para esta apresentação (Figura 1).

Disponibilizo abaixo os slides desta apresentação. Aproveitem! 😎😎😎!

  • Slides

Caso você tenha interesse no código fonte dessa apresentação, feita por meio do pacote R xaringan, acesse-o no endereço abaixo:

👇👇👇

https://github.com/ricoperdiz/2024_02_Rmrkdn_Ciencia

👆👆👆

Até a próxima, pessoal! 💐🌴😎

Para saber mais

Quarto.org. 2024. “Welcome to Quarto”. https://quarto.org/.

Xie, Yihui, J. J. Allaire, e Garrett Grolemund. 2018. R Markdown: The Definitive Guide. Boca Raton, Florida: Chapman; Hall/CRC, Florida. https://bookdown.org/yihui/rmarkdown.

Posted on:
February 9, 2024
Length:
1 minute read, 178 words
Categories:
Palestra Comunicação Rmarkdown
Tags:
Reprodutibilidade Rmarkdown
See Also:
Compondo mapas em R
Obtendo dados e plotando mapas no R - Versão 3
Tutorial para gerar o mapa de distribuição de 𝑀𝑎𝑐𝑟𝑜𝑙𝑜𝑏𝑖𝑢𝑚 𝑎𝑟𝑎𝑐𝑎𝑒𝑛𝑠𝑒 Farroñay